Ouro é o melhor investimento do trimestre
Nos últimos tempos o ouro tem surpreendido tudo e todos com a sua performance. Na realidade, a cotação do ouro tem subido consistentemente nos últimos 10 anos de forma consistente, o que não é normal muito menos sendo um metal precioso. Quem acompanha a performance do ouro de forma mais próxima sabe que desde o ano de 2001, não se consegue encontrar um único período anual em que o ouro tenha desiludido os investidores. De facto os últimos anos tem sido nada menos do que surpreendentes, tento o ouro apresentado uma valorização média anual muitas quase sempre superior a 10% e muitas vezes a rondar os 30%. Estes dados são realmente extraordinários uma vez que as aplicações em ouro por parte dos investidores estiveram esquecidas desde o inicio da década de 80.
Recentemente foi publicado o seguinte artigo no Infomoney e segundo os autores, o ouro foi considerado o melhor investimento dos últimos 3 meses:
“O ouro registou novamente a melhor rentabilidade entre os investimentos disponíveis no País. Com valorização de 4,55% no mês e de 12,24% no trimestre, o metal precioso aparece como alternativa para muitos investidores frente à crise mundial.
Mas o que será que mantém o ouro no topo? “Ainda é o reflexo da falta de uma solução concreta para questões que envolvem o desemprego nos EUA e a crise da dívida na Europa”, afirma o Gerente de Negócios da Reserva Metais, Edson Magalhães.
Outro sinal que reflete a alta demanda pelo metal é a emissão de moedas por parte do governo americano para salvar os bancos. De acordo com o especialista, essa já era uma atitude esperada, pois é decorrente do comportamento inflacionário que a economia vem demonstrando.
Também aumentaram o número de players operando no mercado, segundo Magalhães. “Ao longo do mês de Setembro o volume na BM&FBovespa aumentou muito. O número de corretoras operando com ouro aumentou de 50% a 60%. Isso mostra também um maior interesse do brasileiro pelo metal”.”
Fonte: Infomoney
Qual a previsão para a cotação do ouro
Os autores do artigo afirmam que é difícil prever o futuro da cotação do ouro, no entanto é quase impossível, nesta conjuntura mundial (financeira, politica e económica), que o valor do ouro não tenha um futuro bem risonho nos próximos anos.
Pela nossa análise é difícil encontrar um factor que leve o valor do ouro a baixar ao longo dos próximos anos.
Se tem dúvidas, leia o nosso artigo do dia anterior – O que faz a cotação do ouro subir? – e verifique se algum dos factores apresentados está prestes a mudar nos próximos tempos.
Se ainda não considerou, é provável que esteja na altura certa para comprar ouro. É provável que seja um dos melhores investimentos dos próximos anos.
Category: Cotação do Ouro, Geral, Investir em Ouro, Previsões