Curiosidades sobre o ouro
Curiosidades sobre o Ouro
- Estima-se que desde a pré-história até aos dias de hoje tenham sido descobertas cerca de 163.000 toneladas de ouro. Se todo este ouro fosse fundido e encaixotado, caberia num prédio de 20 metros de altura.
- Inúmeros artefactos antigos atestam a popularidade do ouro e a sua versatilidade.
- Durante a corrida ao ouro em 1849, alguns garimpeiros pagariam vários dólares por apenas um copo de água. Para alguns, a água era mais escassa do que o ouro!
- A África do Sul é o maior produtor mundial com 270 toneladas, 10,8% da produção mundial e onde existe a maior reserva, estima-se que sejam 36 mil toneladas, que correspondem a 40% do total mundial. Em seguida vem a Austrália com 10% de produção e os EUA com 9,6%, o Brasil é o décimo terceiro maior produtor de ouro com a produção de 47 toneladas aproximadamente e com reservas medidas e indicadas de ouro que alcançam 3.346 toneladas, 7,97% da reserva mundial do minério valores publicados em 2007.
- Em termos de consumo estima-se que o maior consumidor de ouro é o mercado de ativos financeiros (79%), seguido da indústria metalúrgica (9,5%), do setor joalheiro (7,1%) e outros (4,4%).
- Existem inúmeras aplicações para o ouro, é usado principalmente para moedas, ornamentos, joias, Indústria Têxtil, revestimento de radiação das naves espaciais em placas de ouro, nos tubos e fios para a indústria eletrónica, para dar alta condutividade e suprimir o ruido nas emissões, pó de ouro é usado para soldar semicondutores, para aplicações dentárias e é denominado de ouro dentário, onde o ouro é misturado com prata, platina e paládio.
- O ouro é fundido em barras porque a forma rectangular e cónica dos lingotes facilita o desmolde do metal da forma e o seu armazenamento.
- O ouro sempre foi símbolo de riqueza, por causa da relativa escassez de ocorrências na natureza e por ser praticamente inoxidável e inalterável por agentes químicos pela sua resistência à corrosão e boa condutividade elétrica.
- Na sua forma pura, o ouro é um metal amarelo brilhante e é relativamente inativo quimicamente.
- O ouro é atacado por poucas substâncias, entre elas estão a água-régia que é uma solução de ácido clorídrico e ácido nítrico concentrados na proporção de 3:1, o ácido iódico e o ácido selénico, é também atacado por sódio e oxigénio mais cianeto de potássio.
- É um dos mais pesados dos metais comuns, duas vezes mais pesado, do que a prata ou o chumbo.
- Entretanto, o oxigénio gasoso, mesmo a quente, não consegue oxidar o metal, que então conserva seu brilho característico por longo tempo, são estas propriedades físicas e químicas que fazem do ouro uma matéria apetecível também para diversas aplicações industriais.
- A cotação do ouro varia diariamente e, internacionalmente, mede-se em dólares por onça
Category: Geral